Recrutamento

Recrutamento


Como recrutar talentos conduzindo bem uma entrevista

Por mais que sejam indiscutíveis os benefícios de contar com profissionais de Recursos Humanos especializados na hora de recrutar os melhores talentos para a empresa, é fato: organizações de pequeno e médio porte muitas vezes não contam com um departamento estruturado para cuidar do capital humano. E, nesse cenário, são gerentes e diretores quem geralmente precisam usar de muita perspicácia para perceber quais são os melhores profissionais para integrar seu quadro. Para que a missão seja realizada com sucesso, especialistas em RH dão dicas para quem quer realizar a tarefa não apenas com base no feeling, mas com alguma técnica.

No caso de uma empresa sem RH, o ideal é que a entrevista de emprego seja realizada por quem solicita a vaga. “Essa pessoa poderá avaliar o novo talento de forma técnica, com base nas atividades que serão atribuídas a ele”, explica Iaci Jacomassi, da Expoente Recursos Humanos. Já Paulo Henrique Rocha, consultor da Corrhect Gestão em Recursos Humanos, diz que a participação próxima do gestor direto do novo contratado no processo pode ser muito enriquecedora. “Afinal, ele tem uma visão macro em relação aos departamentos e ao business da organização e pode detectar a real parcela de contribuição do novo colaborador, bem como a possibilidade de desenvolvimento desse capital humano”.

Ambos destacam, no entanto, que a falta de uma área de Recursos Humanos estruturada pode deixar o processo de recrutamento bem complicado. “Profissionais não especializados em RH podem encontrar dificuldades em diversas etapas do processo de seleção, desde a captação de currículos de novos talentos até a escolha final”, alerta Iaci.

Paulo Henrique explica por que entrevistar e encontrar a pessoa certa para a vaga não é assim tão fácil. “Uma das principais ações para a realização de um processo de recrutamento e seleção com assertividade é a construção do perfil”. O cuidado nessa primeira etapa é muito importante, pois a definição do perfil técnico e comportamental do candidato ideal vai definir todas as etapas seguintes da seleção.

Para definir as características ideais do candidato certo, o recrutador tem de estar atento a alguns pontos essenciais, como missão, visão e valores da empresa, assim como a maneira como o novo contratado pode se encaixar na equipe e com suas estratégias corporativas.

Erros e acertos

Prestar atenção às características psicológicas do candidato é primordial. "As competências técnicas muitas vezes podem ser lapidadas e moldadas com cursos, treinamentos e especialização. Ao contrário dessas, as comportamentais dificilmente serão alteradas", afirma Paulo Henrique.

Iaci ressalta que realizar o processo sem o conhecimento necessário para entrevistar e escolher novos talentos pode trazer prejuízos. “Um erro comum é a contratação de um novo talento que não se encaixa com a filosofia da empresa ou não atinge às expectativas”. Os prejuízos da má-contratação são os custos que admissões e demissões geram para a empresa, já que o novo funcionário precisa ser, então, substituído, além da perda de tempo tanto do contratante como do contratado.

Entrevista certa

Algumas dicas do consultor Paulo Henrique Rocha ajudam quem vai entrevistar:

- Ser claro com o candidato quanto ao processo de seleção e às expectativas da empresa.
- Fazer análise prévia do currículo do candidato é essencial. Isso facilita o questionamento do histórico profissional.
- Dar feedbacks, tanto positivos quanto negativos, é uma forma de mostrar comprometimento com os candidatos.
- Não invadir jamais a privacidade do entrevistado.
- Não fazer entrevistas com mais de um candidato ao mesmo tempo.
- Ser pontual. Sempre.
Reportagem de Marina Gaspar

fonte: CanalRH - www.canalrh.com.br - Retirada do boletim em 29 de julho

Comentários