Empresas Doentes


O papel da área de Gestão de pessoas no monitoramento do clima organizacional

É relativamente fácil identificar quando uma empresa esta doente. Da mesma forma que ocorre com o ser humano, a empresa apresenta sinais que  denotam um desequilíbrio interno. Em algumas situações, os sintomas surgem tímidos e gradualmente ganham força, em outras, em poucos meses a empresa é tomada por um verdadeiro estado de caos, o que exige da área de Recursos Humanos e da alta direção, decisões e ações emergenciais.
 Os motivos que levam uma empresa a adoecer podem ser internos ou externos. Quando internos, estão relacionados a forma de gestão, remuneração, políticas e cultura da organização, quando externos, dizem respeito a flutuações de mercado e momentos políticos.  Ambos influenciam o clima organizacional, mas sabe-se que as influências internas são as que causam maior impacto na saúde da empresa.
  Os principais sintomas de que o clima organizacional esta comprometido são evidenciados nos comportamentos dos funcionários, sendo eles: alta rotatividade e absenteísmo, alto nível de retrabalho, conflitos internos, desmotivação para participar de eventos festivos e ações de treinamento, desperdício de materiais, baixa produtividade e descaso com os bens da empresa.  Neste momento é pertinente a pergunta: qual é o papel da área de Recursos Humanos na gestão do Clima Organizacional?
O verdadeiro papel da área de Recursos Humanos é de prevenção. Mais estratégico do que tratar os sintomas é  impedir que eles se manifestem. Isto é possível por meio do monitoramento periódico do clima organizacional. Os instrumentos que o setor de Recursos Humanos possui para conhecer a percepção do cliente interno são variados, sendo os principais a análise das entrevistas de desligamento, conversas com lideranças e funcionários, programas de caixa de sugestões, canais de comunicação direto com a diretoria, a observação e a Pesquisa de Clima Organizacional formal.
Uma empresa que esta verdadeiramente preocupada com o sucesso de seu negócio, não deve negligenciar a satisfação  de seus funcionários, pois, caso o faça, corre risco de perder qualidade de seus produtos e serviços o que refletirá na satisfação dos clientes e finalmente em perda de lucratividade. Neste momento a empresa entra em coma e pode vir a morrer.  
Apesar do setor de Recursos Humanos ser o responsável por monitorar o clima organizacional é necessário que as altas lideranças estejam sensíveis para promover as mudanças necessárias na empresa. A relação que deve se estabelecer é de parceria.
Empresas modernas valorizam seus funcionários, criam canais de comunicação e fazem o máximo reter seus talentos, pois, sabem que somente desta forma terão o comprometimento necessário para se manterem saudáveis e competitivas no mercado.

Tatiane Compagnoni - Formada em Psicologia, Pós Graduada em Gestão Estratégica de Pessoas, atua como gestora da área de Recursos Humanos Estratégico de empresa de Climatização de Curitiba,  atua como coach, presta consultorias para empresas  e é facilitadora da Self desde 2008.  CRP 08/12706.

Comentários