O papel da área de Gestão de pessoas no monitoramento do clima organizacional
É relativamente fácil identificar quando uma empresa esta doente. Da mesma forma que ocorre com o ser humano, a empresa apresenta sinais que denotam um desequilíbrio interno. Em algumas situações, os sintomas surgem tímidos e gradualmente ganham força, em outras, em poucos meses a empresa é tomada por um verdadeiro estado de caos, o que exige da área de Recursos Humanos e da alta direção, decisões e ações emergenciais.
Os motivos que levam uma empresa a adoecer podem ser internos ou externos. Quando internos, estão relacionados a forma de gestão, remuneração, políticas e cultura da organização, quando externos, dizem respeito a flutuações de mercado e momentos políticos. Ambos influenciam o clima organizacional, mas sabe-se que as influências internas são as que causam maior impacto na saúde da empresa.
Os principais sintomas de que o clima organizacional esta comprometido são evidenciados nos comportamentos dos funcionários, sendo eles: alta rotatividade e absenteísmo, alto nível de retrabalho, conflitos internos, desmotivação para participar de eventos festivos e ações de treinamento, desperdício de materiais, baixa produtividade e descaso com os bens da empresa. Neste momento é pertinente a pergunta: qual é o papel da área de Recursos Humanos na gestão do Clima Organizacional?
O verdadeiro papel da área de Recursos Humanos é de prevenção. Mais estratégico do que tratar os sintomas é impedir que eles se manifestem. Isto é possível por meio do monitoramento periódico do clima organizacional. Os instrumentos que o setor de Recursos Humanos possui para conhecer a percepção do cliente interno são variados, sendo os principais a análise das entrevistas de desligamento, conversas com lideranças e funcionários, programas de caixa de sugestões, canais de comunicação direto com a diretoria, a observação e a Pesquisa de Clima Organizacional formal.
Uma empresa que esta verdadeiramente preocupada com o sucesso de seu negócio, não deve negligenciar a satisfação de seus funcionários, pois, caso o faça, corre risco de perder qualidade de seus produtos e serviços o que refletirá na satisfação dos clientes e finalmente em perda de lucratividade. Neste momento a empresa entra em coma e pode vir a morrer.
Apesar do setor de Recursos Humanos ser o responsável por monitorar o clima organizacional é necessário que as altas lideranças estejam sensíveis para promover as mudanças necessárias na empresa. A relação que deve se estabelecer é de parceria.
Empresas modernas valorizam seus funcionários, criam canais de comunicação e fazem o máximo reter seus talentos, pois, sabem que somente desta forma terão o comprometimento necessário para se manterem saudáveis e competitivas no mercado.
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