Pesquisa de Clima - Diretor de Atmosfera... Uau!

por Julio Caldeira

Engana-se quem pensa que um publicitário com status de celebridade, como é o caso de Washington Olivetto, não tem nada a dizer sobre recursos humanos. Afinal, o ex-dono da mítica W/Brasil e atual chairman da WMcCann – resultado da fusão de sua W com a gigante norte-americana McCann Erickson – é, antes de tudo, um empresário. E, assim sendo, é um gestor de pessoas. Foi isso que ele mostrou no Seminário Mercer de RH, realizado na semana passada em São Paulo, durante o qual foram apresentados os dados da Pesquisa de Remuneração Total 2011 da Mercer.

“Se uma empresa quiser ser verdadeiramente competente, ela tem que gerar altos índices de felicidade per capta”, disse Olivetto, elencando ainda um conjunto de outros pilares que, em sua visão, fazem uma empresa dar certo. “Ela tem que pagar os melhores salários reais do mercado, e, mais do que isso, tem que pagar os melhores salários emocionais do mercado”, ensinou.

Enquanto muitos falam em atrair e reter talentos, a preocupação para Olivetto é saber administrá-los. “E olha que na minha área esses talentos são, muitas vezes, complicados, ególatras etc.”, lembrou. Mas a saída, disse, está no incentivo ao trabalho de equipe – “melhor ser co-autor de uma coisa brilhante do que autor sozinho de algo medíocre” –, na desburocratização do dia a dia – “tem que acabar com a síndrome das reuniões, boa parte delas serve para marcar a próxima” – e na capacidade de gerar orgulho e autoestima nos profissionais. Para isso, a receita do publicitário é atenção máxima ao ambiente de trabalho.

No caso de suas agências, a preocupação ganhou até nome: diretor de atmosfera. Não exatamente um cargo definido, mas uma função, segundo ele, imprescindível, para qualquer gestor. Atuar nesse tipo de diretoria é se preocupar constantemente com todos os bens tangíveis e intangíveis aos quais os funcionários devem ter acesso: da estrutura física ao clima geral, passando pela iluminação, pela manutenção dos humores e até o cheiro dos escritórios. “Mesmo tendo um RH de estrutura tradicional – que é fundamental para a estrutura da empresa – eu sempre me preocupei em ter a figura do diretor de atmosfera”, contou. “Numa empresa como a minha, que têm cerca de 400 pessoas, é fundamental que o chairman, o meu presidente contratado, ou os vice-presidentes, enfim, todos, sejam diretores de atmosfera em cada uma das suas áreas.”

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