Entendendo o que é turnover e como diminuí-lo

Entendendo o que é turnover e como diminuí-lo


Por Sônia Jordão

Quando alguém deixa a empresa (desligamentos, demissões, aposentadorias, fim de contrato) deve ser compensado pela entrada (admissões) de um novo colaborador.

Na área dos Recursos Humanos utiliza-se muito o termo turnover, que é a rotatividade de pessoal de uma organização. É a relação entre a quantidade de admissões e demissões ou a taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos. Enfim, é o fluxo de entradas e saídas de pessoas em uma organização.



Quando alguém deixa a empresa (desligamentos, demissões, aposentadorias, fim de contrato) deve ser compensado pela entrada (admissões) de um novo colaborador.



Para saber o percentual de turnover na sua organização, use a seguinte fórmula, com dados do último dia do mês:



número de demissões + número de admissões/2 x 100

número de funcionários ativos



Após conhecer o percentual de turnover, é bom entender os fatores que influenciam a rotatividade na organização. Principalmente se o número for acima do valor médio da categoria, onde a empresa estiver inserida. O turnover pode ocorrer por:

- recrutamento e seleção com problemas;

- baixo comprometimento organizacional;

- problemas com clima organizacional;

- suporte organizacional com problemas;

- remuneração inadequada;e mercado de trabalho aquecido.



Quando há desligamento da empresa, ele poder acontecer:

- por iniciativa do funcionário - o funcionário decide encerrar a relação de trabalho com o empregador.

- ou por iniciativa da organização - a organização decide demitir o funcionário.



Geralmente, o turnover é tido como um indicador da saúde organizacional e deve ser controlado para manter o capital intelectual da empresa e evitar grandes custos para a organização, tais como custos de recrutamento, custos de seleção, custos de treinamento e custos de desligamento.



Para diminuir o turnover na organização, é preciso ter um plano de ações. Este demonstra sua capacidade de planejar. Para se fazer um bom plano de ações, recomendo usar o 5W3H. Um método com cinco palavras começadas com W e três palavras iniciadas por H.



Este método usa uma série de perguntas que ajudará a organização na tomada de decisões, ações e na atribuição de responsabilidades. Em alguns casos não é necessário usar as oito palavras. Pode se usar somente algumas delas. Os 5W3H são os seguintes:



What - O que fazer (O que será feito? Quais as etapas?)

- Quais os resultados dessa atividade?

- Quais atividades são dependentes dessa?

- Quais atividades são necessárias para o início desta?

- Quais os insumos necessários?



How - Como fazer (Como deverá ser realizada cada tarefa/etapa?Qual o método?)

- Como essa atividade será executada?

- Como acompanhar o desenvolvimento dessa atividade?

- Como A, B e C vão interagir para executar essa atividade?



Why - Porque fazer (Justificativa para executar a tarefa.)

- Por que essa atividade é necessária?

- Por que essa atividade não pode fundir com outra atividade?

- Por que A, B e C foram escolhidos para executar essa atividade?



Who - Quem vai fazer (Quem realizará a tarefa? Defina os responsáveis.)

- Quem executará determinada atividade?

- Quem depende da execução dessa atividade?

- Essa atividade depende de quem para ser iniciada?



When - Quando fazer (Quando cada tarefa será executada? Qual o tempo necessário?)

- Quando será o início da atividade?

- Quando será o término?

- Quando serão as reuniões presenciais?



Where - Onde fazer (Onde cada etapa será executada?)

- Onde a atividade será executada?

- Onde serão feitas as reuniões presenciais da equipe?



How Much - Quanto custará fazer (valores, custos necessários, horas/homem)

- Quanto custará essa atividade?



How Many - Quanto em quantidade

- Quanto tempo está previsto para a atividade?

- Quantas pessoas estarão envolvidas?



Para facilitar a aplicação do 5W3H, é recomendado construir uma tabela com cada uma das questões citadas acima, questioná-las e anotar as decisões de cada questão. É importante saber que qualquer item que julgar desnecessário pode ser descartado.



Pergunte aos que sabem o porquê e com isso descubra o que fazer para evitar novas demissões. Cada ação tomada leva a resultados diferentes. À medidaque for implementando, adequadamente, seu plano de ações, o turnover tende a diminuir

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