Por Márcio Silva para o RH.com.br
Para muitos líderes de equipe a responsabilidade pela Gestão de Pessoas é do RH. Deste modo, na demissão de um colaborador ou quando julgamos um mal desempenho de um funcionário, logo culpamos o RH pelo desligamento ou contratação. Porém ao comparar os conceitos de Liderança e Gestão de Pessoas, por parte de vários autores, notamos que estes apresentam grande semelhança.
Para James Hunter, liderança é:
"É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir aos objetivos identificados como sendo para o bem comum".
Já em se tratando de Gestão de Pessoas, Antônio Carlos Gil afirma:
"Gestão de Pessoas é a função gerencial que visa à cooperação das pessoas que atuam nas organizações para o alcance dos objetivos tanto organizacionais quanto individuais".
Para Fisher e Fleury, Gestão de Pessoas é:
"O conjunto de políticas e práticas definidas de uma organização para orientar o comportamento humano e as relações interpessoais no ambiente trabalho".
Numa análise histórica podemos afirmar que a Gestão de Pessoas constitui-se uma evolução de áreas outrora denominadas de Administração de Pessoal, Relações Industriais e Administração de Recursos Humanos. Deste modo, podemos apresentar esta evolução em fases, como segue abaixo.
I. Administração de Pessoal: cargos pobres, sem produção intelectual, foco em rotinas legais e de pagamento.
II. Relações Industriais: excessiva especialização do trabalhador ao cargo e abertura de espaço para negociação. Foco nas rotinas: legais, de pagamento e de conciliação.
III. Administração de Recursos Humanos: necessidade de formação e controles rígidos e apurados.
IV. Gestão de Pessoas: necessidade de coordenar pessoas, integrando e desenvolvendo o potencial dos funcionários, orientando para o alcance dos objetivos e das metas organizacionais e individuais.
Como vimos, o papel da área de RH mudou muito, deixando de ser focado apenas em atividades tradicionais como contratação, demissão e remuneração de pessoas. Esta área é fundamental para o desenvolvimento e alcance das metas e objetivos estratégicos da organização, por isso seu papel é estratégico e deve ter como foco resultados, agregar valor à empresa.
Mas como coordenar, integrar e desenvolver o potencial de tantas pessoas que atuam nas organizações?
A resposta é a simples: através dos líderes que atuam entre os níveis táticos e operacionais. O RH, no contexto atual da Gestão de Pessoas, tem a função de staff, sendo do líder a função de linha.
Veja no quadro abaixo a comparação entre os papeis do RH e dos Líderes de Equipe e seu interrelacionamento, demonstrando que o RH assume a função de staff e contribuindo para o sucesso do trabalho dos líderes:
Lembre-se: O RH assume uma posição de staff, onde o papel de gestor de pessoas deve ser desempenhado por cada líder junto a sua equipe!
Comentários
Postar um comentário